Momentos de crise, confusão, vulnerabilidade são também decisivos para as relações. Quais relações permanecerão, sairão fortalecidas e quais perecerão dependerá de como nos comportemos uns com os outros nesse período. Aqui as máscaras caem.
O pilar central para qualquer relacionamento próspero, seja comercial ou pessoal, é a CONFIANÇA. E como estabelecemos confiança com outras pessoas? Por meio de nossa competência e de nosso caráter. Segundo Linda Hill, professora de Liderança da Harvard Business School, e autora de vários livros, Competência significa que você tem capacidade para fazer o trabalho e Caráter está relacionado à sua intenção de fazer a coisa certa.
Traduzindo, as pessoas confiam em quem sabe o que fazer e como fazer e em quem demonstra o seu caráter pela sua disponibilidade em apoiar outras pessoas a sua volta . Este princípio é válido também para o comportamentos das instituições com seus colaboradores, clientes e fornecedores.
Isso nos convida a uma reflexão tanto em nível pessoal quanto profissional e institucional. Onde está sua atenção e intenção nesse momento? Qual o seu real nível de disponibilidade em contribuir com outros na busca de soluções? De trabalhar em redes para viabilizar o que nunca foi feito antes? Chegou a hora da prova final, de sair do plano do discurso para o plano da ação, hora de colocar nossos talentos, conhecimentos e esforços para construir o que nunca foi feito antes; ou não.
Seja qual for a sua escolha, esta é uma hora da verdade, hora das máscaras caírem. Hora de saber com quem você realmente pode contar, que relações realmente valem a pena cultivar. Não posso deixar de lembrar da citação do filósofo americano Ralph Emerson:
“O que você faz fala tão alto que eu mal consigo escutar o que você diz”
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